11 cidades do Norte de Minas são consideradas as melhores em educação no país

Foi divulgado na última sexta-feira (26) pelo Centro de Liderança Pública (CPL) o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) que avalia o desempenho das cidades com relação a educação no país.

O instituto divulgou uma lista contendo as 500 melhores cidades em educação, mas ressalta que as cidades que compõe o ranking superam sim a média nacional, mas ainda estão longe do ideal.

Todavia, há de se destacar as que estão se esforçando para atingir a meta. Do total das 500 cidades em todo país no ranking, 168 cidades são mineiras e destas, 11 cidades são do Norte de Minas, região que sofre com a escassez de recursos dos governos estaduais e Federais.

Na região, são destaques as cidades de Taiobeiras (67º), Rubelita (86º), Campo Azul (118º), Mato Verde (178º), Salinas (229º), Serranópolis de Minas (295º), Rio Pardo de Minas (297º), Porteirinha (332º), São João do Paraíso (391º), Coração de Jesus (432º) e Gameleiras (465º).

O índice leva em conta a qualidade de formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil. Considerando todas as redes municipais de ensino, público ou privado, onde estudam todas as crianças e adolescentes em idade escolar, entre 0 a 17 anos, o país ainda deixa a desejar.

fonte: minashoje.com